quarta-feira, 22 de junho de 2011

SUS reduz verba e hospitais cancelam cirurgias de aneurisma no cérebro

     A cirurgia para pacientes com aneurisma cerebral não emergencial está cancelada. O problema está na redução do valor pago pelo governo para a compra dos materiais necessários para o procedimento. Apenas casos emergenciais, com liminares judiciais ou pacientes de hospitais que têm o material em estoque estão sendo operados.
Aneurisma cerebral é a dilatação anormal de uma artéria do cérebro, que pode se romper e provocar uma hemorragia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema afeta até 5% da população.
     No depoimento de Emília Alves Soares, de 55 anos, que é uma das pacientes que tive a cirurgia adiada. Ela estava com a operação marcada para o dia 3 deste mês, no Hospital das Clínicas de São Paulo, mas o procedimento não foi realizado. Ela afirmou que “O hospital disse que não tinha o material. E não deram previsão de quando serei tratada".
Iraci Freire dos Santos diz que o próprio médico contou que o SUS cortou a verba e que ela não poderia ser operada.  O quadro piorou e agora ela sente formigamento no rosto, dores e tem dificuldades para falar, que são sintomas do aneurisma não tratado.
     Segundo Paulo Eloy de Passos Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica (SBNRDT) “O governo tomou a decisão de reduzir o preço sem consultar ninguém."
      De acordo com Alexander Moreira, presidente da Associação Brasileira de Distribuidores ou Importadores de Material Médico de Alta Complexidade, alguns hospitais têm o produto, mas “por contrato não podem retirá-los”.

Leia mais sobre o assunto: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110618/not_imp734014,0.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário