sexta-feira, 20 de maio de 2011

O que é o SUS?

     O Sistema Único de Saúde - SUS foi estabelecido pela Constituição de 1988 como uma nova formulação política e organizacional para o reordenamento dos serviços e ações da saúde, e regulamentado em 1990.
     O SUS tem como objetivo melhorar a qualidade da saúde em todo o país, onde toda a população tenha a possibilidade de acesso ao atendimento público de saúde. 
      O SUS segue alguns principios como: Universalidade, Eqüidade e Integralidade. 
A Universalidade  reconhece a saúde como um direito fundamental do ser humano, onde todos nós temos o direito aos serviços públicos de saúde.
A Eqüidade é um princípio de justiça social que busca diminuir desigualdades, investindo mais onde a carência é maior. 
A Integralidade garante para todos os níveis de complexidade de assistência o fornecimento de ações e serviços preventivos, curativos e coletivos, englobando ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.
     Fazem parte do Sistema Único de Saúde os centros e postos de saúde, hospitais - incluindo os universitários, laboratórios, hemocentros (bancos de sangue), os serviços da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemológica, Vigilância Ambiental, fundações e intitutos de pesquisa.
Os investimentos e o custeio do SUS são de responsabilidade do governo federal, estadual e municipal. 
     O funcionamento do SUS deve ser controlado pela população em geral, pelo poder legislativo e pelos gestores de cada governo. Os gestores são entidades encarregadas de fazer com que o SUS seja implantado e funcione bem, e também tem o papel de criar mecanismos para que a população adquira conhecimento e reivendique sobre seus direitos pela saúde pública.




2 comentários:

  1. Muito bons os posts, trabalhei como estagiário em um hospital do SUS, o Cristo Redentor, na área financeira, e admiro esse sistema que é exemplo no mundo inteiro, inclusive nos EUA.
    Parabéns pelo blog.
    Vinicius

    ResponderExcluir
  2. Verdade, o SUS é uma conquista da sociedade brasileira, que esta se aperfeiçoando e recebendo espaço para se desenvolver e conquistar avanços na saúde pública do País.
    O Brasil tem um modelo de saúde que é desejado pela sociedade em todo mundo. É referência no tratamento de Aids, em imunizações, e o segundo país em número de transplantes do mundo.
    O Brasil tem 4% do PIB aplicado na Saúde, mas deveria ter em média 16%. Na Europa, os países investem entre 9% e 11% do PIB em Saúde. Nos EUA, cerca de 18% do PIB é aplicado na área. Eles têm o PIB brasileiro aplicado na Saúde, e mesmo assim, 45 milhões de pessoas não têm nenhum tipo de assistência.

    ResponderExcluir