sexta-feira, 20 de maio de 2011

Universalidade - Todos temos o direito aos serviços públicos de saúde

Antes do SUS ser implantado como um Sistema Único de Saúde Pública pela Constituição de 1988, havia um sistema filiado ao Ministério da Previdência e Assistência Social (hoje Ministério da Previdência Social) que  tinha como objetivo prestar atendimento médico aos que contribuíam com a previdência social, ou seja, aos empregados de carteira assinada. Esse sistema era o INAMPS, criado em 1974 pelo regime militar pela separação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), que hoje é o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
 
O SUS é um sistema de saúde para que todos tenham acesso a saúde pública.
 
O cartão SUS  é gratuito e pode ser adquirido em todos os postos de saúde, hospitais e clínicas do SUS, mediante apresentação dos documentos listados abaixo:
1.Carteira de Identidade (original e cópia);
2.CPF (original e cópia);
3.Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
4. Comprovnte de residência (original e cópia) – água, luz ou telefone.


3 comentários:

  1. O Sus é mais vantajoso que o antigo INAMPS. Por que?

    ResponderExcluir
  2. Sim, o SUS é considerado um sistema de saúde pública mais vantajoso que o INAMPS. Pelo fato de que o INAMPS era um serviço de saúde destinado apenas para a população empregada com carteira assinada que contribuíssem com a Previdência Social. O INAMPS dispunha de estabelecimentos próprios, mas a maior parte do atendimento era realizado pela iniciativa privada (não ligada ao governo).
    Já o SUS é um sitema de saúde pública que disponibiliza atendimento para a população em geral, onde todos tem o direito a ter acesso a essa prática de saúde. Ao contrário do INAMPS o SUS fornece atendimento em hospitais (universitários, laboratórios e hemocentros); postos e centros de saúde; serviços de vigilância sanitária, epidemológica e ambiental; fundações e intitutos de pesquisas.

    ResponderExcluir
  3. Então concluo que o SUS é um grande avanço pois opera em várias áreas de saúde e para várias populações.

    ResponderExcluir